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Foto do escritorRoberto Sabino

Cultura de experimentação, MVP, pessoas otimistas e pessoas pessimistas

Atualizado: 3 de out.

Como lidar com os diversos perfis na sua equipe, empresa ou grupo.


Já percebeu que criar uma ideia nova ou um novo produto envolve diferentes pessoas, e ao envolver novas pessoas parece que sempre tem algum problema pra colocar a ideia em prática?

Fazer um MVP (mínimo produto viável) pode ser bastante complexo, se o pensamento coletivo da equipe envolvida não estiver aberto à experimentação e equilibrado para a avaliação dos resultados.


A cultura de experimentação e o pessimismo


"Você pode criar umas imagens para esses artigos da nova série que vamos publicar? Experimente usar imagens de inteligência artificial para chamar a atenção e finalizarmos mais rápido. Quem sabe funciona bem..."

Deveria ser algo bem simples para testar e passarmos para a próxima atividade, certo? Mas a resposta foi:

"Acho que imagem de inteligência artificial não vai funcionar. Deveríamos contratar um designer em uma plataforma de freelancers e pedir umas 10 imagens, depois fazemos uma votação com os leitores recorrentes para escolher as imagens dos últimos artigos."

Essa é somente uma situação hipotética para deixar bastante claro onde o pessimismo pode frear a inovação.


Acho curioso que muitas vezes somos tomados pela vontade de dizer: "Eu acho que..." quando achamos algo que não temos a menor noção se é realmente assim ou não. Uma simples análise de dados costuma destruir os achismos na primeira pergunta.

Agora, imagine que você é líder de uma equipe de inovação e todos os seus liderados são pessimistas, ou seja, pessoas que vêem problemas em todos as situações. Você acha que isso funcionaria? (Podemos aceitar rapidamente que não funcionaria, mas a real pergunta é: "então deveríamos ter uma equipe de otimistas?".


O pensamento otimista e a inovação


Imagine agora um cenário invertido, todas as pessoas da equipe são otimistas ao extremo. Vocês lançaram um novo produto e os números de NPS estão ruins. Um pensamento otimista ao extremo poderia levar a conclusões como essa:

"Vamos lançar um novo produto enquanto esperamos que os clientes melhorem a visão sobre o produto 1, já que terão mais tempo de conhecer o produto"

Digamos que tomar essa decisão sem qualquer embasamento em dados seria o que chamamos popularmente "um tiro no pé". Achar que o produto é bom e que os clientes vão ver isso ao longo do tempo, precisa ter algum embasamento nas informações disponíveis.


Otimismo versus Pessimismo


Sei que são duas análises bastante simples que fizemos até aqui, mas esse tema vem me "perseguindo" há muito tempo. Não me acho excessivamente otimista e tento a todo momento não ser muito pessimista, mas vejo em muitas pessoas com as quais eu trabalhei uma dificuldade em sair de um padrão ou outro.


Tenho um exemplo de alguém com quem trabalhei diretamente, fazia parte da minha equipe e admirava meu trabalho (era uma otimista irremediável). Sempre que eu estava com dúvidas de seguir pelo caminho "A" ou "B", eu já sabia que seria difícil que essa pessoa me ajudasse porque ela teria a tendência de sempre achar que a minha ideia era a melhor possível. E quando eu tentava pedir uma ideia antes de apresentar meu ponto, era uma indecisão total. Provavelmente sem perceber, essa pessoa estava com medo de discordar de mim, mesmo antes de saber minha opinião.


Mas então, qual é o caminho


Aqui tenho que separar em duas categorias, antes de trazer minha opinião.


Se você é lider de uma equipe

Tente mesclar os perfis das pessoas da sua equipe e, sendo possível, mantenha sempre alguém mais pessimista como um "freio para ideias estúpidas". Mas não deixe a sua equipe muito contaminada, a visão pessimista é muito forte para o nosso cérebro e pode deteriorar o julgamento da equipe se ficar generalizado.


Se você quer equilibrar sua atitude pessoal

Você não será capaz de "se avaliar" sozinho(a). É necessário buscar pessoas de confiança que possam te ajudar nesse processo. Outra opção é ouvir o que as pessoas "acham de você" com ouvidos atentos. Exemplo, caso seja comum você ouvir "você é muito pessimista" ou "a vida não é tão difícil assim", comece a observar se a sua postura não é excessivamente negativa.


Existe espaço para todos os perfis


Tente extrair o seu melhor entendendo quem é você (autoconhecimento é fundamental), mas tenha abertura para a sua melhoria contínua e os feedbacks (retornos de outras pessoas sobre você) podem ser fundamentais nessa jornada.


Procure apoio e mentores


Busque referências e mentores no processo de amadurecimento, objetivando sua melhora como profissional, sua integração com sua equipe, seja você líder ou liderado(a), bem como o equilíbrio das visões complementares à sua.

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