top of page

3 pontos positivos e 3 negativos de trabalhar em tecnologia.


O Office Resolve é uma empresa criada em 2006, para atuar no mercado de alta tecnologia para mercado financeiro, e nesses mais de 15 anos de atuação já passou por diversas eras e diferentes momentos na evolução dos profissionais dessa área.


A verdade é que os dias atuais (e os próximos) tendem a ser de contínuo crescimento do número de pessoas interessadas em ingressar nessa área, mas talvez algumas delas não consigam se "afirmar" desse ramo de atuação.


Vamos listar 3 pontos positivos e 3 pontos negativos que nos parecem relevantes para quem quer atuar na área de tecnologia. Os pontos estão listados de maneira bem rápida e resumida para facilitar a leitura, mas todos os pontos abordados merecem um estudo mais aprofundado para os que se interessem.




Pontos Positivos



1. "Salário Inicial" acima da média de outras áreas: Muitos profissionais migram para a área de tecnologia ou decidem ingressar nessa área exatamente por conta desse ponto. Sim, isso é uma realidade, que está ligada às dificuldades e complexidades de se trabalhar nessa área (que exploraremos nos pontos negativos) e também que a variação das faixas salariais nessa área é enorme.




2. Possibilidade de crescimento rápido: Essa já é uma questão um pouco mais polêmica, porque embora também seja verdade (em partes), há uma variedade muito grande de postos de trabalho em tecnologia e os profissionais que se especializam menos, acabam ficando mais estagnados (isso veremos em um dos pontos negativos).



3. Facilidade de encontrar vagas de emprego: Perceba que este terceiro item é quase um complemento dos dois anteriores e embora também seja verdade que a área de tecnologia tem muitas vagas disponíveis, também acontece paradoxalmente que os profissionais algumas vezes tem dificuldade em se realocar. E aqui valem duas ressalvas: a primeira é que comparando com as outras áreas de atuação, realmente "em média" a facilidade de encontrar vagas de emprego é um pouco maior. Mas a segunda ressalva é que se manter em cargos de tecnologia exige muito esforço e esse é um dos pontos negativos que vamos explorar.




Pontos Negativos



1. Necessidade de estudo e aprimoramento constante: Esse ponto parece óbvio e muitos acharão que isso, além de servir para qualquer área, nem poderia ser considerado um ponto negativo. É importante detalhar que a área de tecnologia possui uma renovação de conhecimento muito rápida e algumas tecnologias são simplesmente descartada depois de poucos anos de uso. Isso, somado ao grande número de novas tecnologias que surgem a todo momento e com a mudança constante nas ferramentas que os profissionais usam nessa área, cria sim um ambiente bem mais desafiador que as outras áreas em termos de atualização. Vale a pena prestar atenção nesse ponto.




2. Complexidade para dar os primeiros passos: se estivermos falando de desenvolvimento de software, não é necessário nem mencionar que grande parte dos profissionais que ingressam em um curso de graduação acaba desistindo antes de se formar. Alguns podem argumentar que isso, em parte, se deve ao fato de que antes mesmo de se formar o profissional já consegue uma ascensão na carreira e desiste de continuar seu curso porque acha que não precisa. Isso até pode ser verdade em alguns poucos casos, mas a verdade é que trabalhar em tecnologia (principalmente desenvolvimento de aplicativos e sistemas) é sim uma tarefa de alta complexidade e exige um raciocínio lógico acima da média.



3. Rotinas de trabalho desgastantes e madrugadas em claro trabalhando: neste ponto é bem importante ponderar que se pode achar trabalhos "tranquilos" na área de tecnologia. Por outro lado, os cargos que pagam os melhores salários e que possibilitam a maior evolução na carreira tendem e ser desgastantes e com uma exigência muito alta, principalmente para profissionais mais sêniores. Isso faz com que a área veja, atualmente, não só os profissionais novos entrando, mas muitos profissionais experientes deixando a área todos os dias.



Considerações Finais


Esse "artigo" não tem a pretensão de animar ou desanimar quem quer começar (ou já está) na área de tecnologia. Queremos somente compartilhar alguns pontos que nos pareceram interessantes, talvez nem sejam os mais importantes.


E você? O que acha da área? Quais pontos te parecem positivos ou negativos na área de tecnologia?

Um abraço da Equipe do Office Resolve.


bottom of page